NOTICIAS

--------
Sempre na crista da Onda, lançamos no nosso ginásio mais uma nova aula que encontra-se a fazer muito furor pelo mundo fora.
Zumba é uma aula de fitness dançada inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de fitness dinâmico, excitante e efectivo. Zumba® integra alguns dos princípios básicos de aeróbica, treino intervalado e de resistência maximizando: a queima de calorias, os benefícios cardiovasculares e com tonificação total do corpo.

| Mitos alimentares |
|
|
|
|
1. Água a acompanhar a refeição. Hábito aconselhado ou contra-indicado? É preciso deixar bem claro que a água não tem valor energético, isto é, tem zero quilocalorias, logo não engorda! Ou seja, tanto faz beber água antes, durante ou depois das refeições que ela não vai alterar o seu valor calórico!
2. Salada de fruta (variedade) engorda mais do que comer uma única fruta? O problema das saladas de fruta não é a mistura de frutas, mas sim o que vem com elas: o sumo, o açúcar, as natas, o leite condensando, etc. Se ingerirmos fruta in natura, esta mistura pode resultar num saudável e delicioso lanche. Para que a digestão fique mais facilitada não devemos exagerar na quantidade, e podemos não misturar mais que três a quatro variedades. 3. Laranja: de manhã ouro, à tarde prata, à noite mata. Faz isto sentido? Toda a gente conhece este “provérbio”, que relaciona hipotéticos benefícios e/ou riscos da ingestão de laranjas com determinadas alturas do dia. Com efeito, o que esta frase pretende afirmar é que, se decidirmos comer laranjas, então a parte da manhã será a altura em que ela será mais benéfica, diminuindo ao longo do dia o seu efeito positivo, sendo mesmo perigosa a partir do pôr-do-sol… Uma pesquisa da literatura biomédica sobre este tema nada revelou, isto é, não há estudos científicos que tenham analisado tal questão! Que concluir? Se gosta de laranjas, pode comê-las à vontade, independentemente das horas a que o faz! Estas são saudáveis e como todos sabemos, bem nutritivas. 4. Beber café faz mal à saúde!? Para muitas pessoas a ingestão de café constitui um risco para a saúde. Convenhamos, o café não tem grande reputação… Trata-se de uma convicção cultural, passada de modo acrítico de geração em geração. O café constitui um dos componentes da alimentação mais ingeridos no mundo inteiro, constituindo a substância farmacologicamente activa mais utilizada universalmente (a caféina). Devido ao seu consumo generalizado, o café encontra-se na primeira linha das preocupações do sistema de saúde e dos consumidores, assim como das instituições reguladoras dos produtos alimentares. Os grupos de indivíduos mais sensíveis ao café incluem as crianças e adolescentes, assim como os idosos, sendo os efeitos estimulantes do sistema nervoso central bem conhecidos, mas fora estas situações, o café é perfeitamente seguro e constitui uma excelente bebida, pelo que se pode afirmar com segurança que os adultos que consomem pelo menos uma média de 2-4 cafés por dia (200-400 mg/dia de cafeína) não correm risco especial e até podem beneficiar da ingestão deste composto, pelo que deveremos abandonar as nossas ideias sobre o risco global aumentado que a sua ingestão possa provocar. Boas escolhas alimentares, Nádia Brazão
|










